segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas discursava à nação através do rádio: "A disputa presidencial estava levando o país à desordem. Os comunistas infiltravam-se dia a dia nas instituições nacionais. A Nação corria perigo de uma luta de classes e os partidos políticos inquietavam o nosso povo"
a) Que argumentos Vargas usou para implantar o Estado Novo?
b) Cite duas características do Estado Novo.

2 comentários:

  1. a)O golpe de 1937 foi justificado por Vargas através :

    ·da conspiração comunista revelada com a “descoberta” do Plano Cohen;

    ·da anarquia provocada no país pela campanha de sucessão presidencial;

    ·da exacerbação da luta de classes entre o capital e o trabalho;

    ·do perigo de fragmentação política decorrente das rivalidades regionais.


    b)Quanto as características do Estado Novo podem ser citadas, no plano político, o regime centralizador e autoritário, e no plano econômico, o intervencionismo estatal e a criação de uma indústria de base.

    Daniela C. Marcella n°02 3°C

    ResponderExcluir
  2. A) O golpe de 1937 foi justificado por Vargas através, do PLANO COHEN um documento escrito pelo capitão integralista Olímpio Mourão Filho na época membro do Serviço Secreto, a pedido de Plínio Salgado, líder da Ação Integralista Brasileira, de ideologia nacionalista, com a intenção de simular, supostamente para efeitos de estudo, uma revolução comunista no Brasil.



    B)As principais características do Estado Novo são, um plano político, o regime centralizador e autoritário, e no plano econômico, o intervencionismo estatal e a criação de uma indústria de base.

    Leide Silva do Carmo, n°09 3°C

    ResponderExcluir