segunda-feira, 23 de agosto de 2010



Essa imagem aparece sempre que se fala em Proclamação da República. Até que ponto essa imagem é verdadeira ou não? Por que ele es~tá sozinho? A República foi o ato de um homem só?

32 comentários:

  1. A IMAGEM NÃO RELATA A CENA REAL, POIS NA REALIDADE DOM PEDRO I NÃO ESTAVA EM UM CAVALO, ELE ESTAVA EM UM JUMENTO E TRAJANDO ROUPAS SIMPLES, PORÉM NA PINTURA MOSTRA ELE NUM CAVALO POIS DA UMA IMPRESSÃO DE UMA DETERMINA "POSTURA" ; A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, NÃO SE DEU POR CONTA DO SIMPLES ATO DE D.PEDRO I, A PROCLAMAÇÃO SÓ FOI RECONHECIDA DEPOIS DE MUITAS NEGOCIAÇÕES, INCLUSIVE DEPOIS QUE O BRASIL ASSUMIU AS DÍVIDAS DE PORTUGAL E DA INGLATERRA


    Renan Matheus Bonfim Feitosa n°31 3°B Jamil Khauan

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O fato dele estar sentado em um cavalo está sendo distorcido, pois na verdade ele estava em um jumento e com roupas nada elegantes. A Proclamação Da República não foi somente por causa de D.PedroI e sim, também por várias negociações.

    Thais C. Barboza Nº24 3ºB

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. É uma ilustração idealista do Marechal Manoel Deodoro da Fonseca, o general que comandou o golpe militar que promoveu o sistema republicano de governo.
    Para que o Brasil República ganhasse a simpatia do povo, o general Deodoro da Fonseca foi ilustrado alegoricamente, montado á cavalo como símbolo heróico da revolução.Ele foi adotado como exemplo militar, servindo de figura representante da República, um dos únicos que receberam destaque, por isso, aparece centralizado e na frente do movimento com um gesto vitorioso.
    A República não foi um ato de um homem só, porém, se focou em um ato dos militares.


    Inaê Mayra Camargo nº7 3º

    ResponderExcluir
  6. ESSA IMAGEM DO MARECHAL MANOEL DEODORO DA FONSECA NAO ESTÁ CORRETA,POIS ELE DOM PEDRO I NÃO ESTAVA EM UM CAVALO, ELE ESTAVA EM UM JUMENTO E TRAJANDO ROUPAS SIMPLES,A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, NÃO SE DEU POR CONTA DO SIMPLES ATO DE D.PEDRO I, A PROCLAMAÇÃO SÓ FOI RECONHECIDA DEPOIS DE MUITAS NEGOCIAÇÕES, INCLUSIVE DEPOIS QUE O BRASIL ASSUMIU AS DÍVIDAS DE PORTUGAL E DA INGLATERRA.
    A REPLÚBICA NAO FOI UM ATO DE UM HOMEM SÓ,POIS,SE FOCOU EM UM ATO DOS MILITARES



    WILLIAM F.A.VENÂNCIO N°29 3°B

    ResponderExcluir
  7. Esta imagem divulgada no blog não é a cena real da Proclamação da República. Na década de 20 no Rio de Janeiro circulou diversos cartões postais da Águas Minerais Lambary, então um produto de enorme aceitação na capital do país na época. No verso do cartão-postal os dizeres: “No livro Proclamação da República, na oitava página lê-se: Deodoro após frugal refeição pediu insistentemente que lhe servissem Água Mineral Lambary”. A série a qual essa foto acima faz parte reproduz a imagem do militar montado sobre um cavalo branco, com o braço direito levantado segurando seu quepe, apenas uma ilustração clássica do gesto imortalizado pelo artista plástico Henrique Bernardelli em pintura a óleo.
    Bom concluímos assim que a Proclamação da República não foi ato de um homem apenas e sim de uma união de um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado, sem usar a violência, depondo o Imperador do Brasil, D. Pedro II, e o presidente do Conselho de Ministros do Império, o visconde de Ouro Preto. (REPOSTA ORIGINAL P/ EVITAR COPIAS)

    Leide Silva do Carmo n°09 3°C

    ResponderExcluir
  8. Trata-se de uma imagem referente á Marechal Deodoro da Fonseca, representado durante o golpe militar na Praça da Aclamação, que promove o governo como república. Na realidade, o golpe sucedeu-se na calada da noite, sem conflitos diretos e sem a participação de civis.
    A intenção do retrato é fazer com que o ato parecesse mais heróico, ilustrando Deodoro como líder aclamado e vitorioso, simbolizando o ato revolucionário proposto por Silva Jardim.
    A ilustração mostra os aspectos positivos e honrosos da Proclamação da República.
    O Golpe não foi um ato de um homem só, mas caracterizou-se como uma ação militar, tendo a participação do Exército e Marinha, além da infantaria comandada por Deodoro e foi caracterizado como uma revolução pacífica, da qual o general tornou-se símbolo e mais tarde, governante provisório da Primeira República.


    William Milan nº30 3ºC

    ResponderExcluir
  9. A imagem é uma adaptação do quadro pintado por Benedito Calixto. O pintor e historiador reconstituiu os acontecimentos de 15 de novembro de 1889, mas transfigurou os fatos reais dando ao episódio um tom épico que na realidade não existiu.
    Não foi um ato de apenas um homem. A Proclamação da republica ocorreu quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados por Marechal Deodoro da Fonseca,deu um golpe de estado sem o uso de violência.


    Daniela Cristina Marcella n°02 3°C

    ResponderExcluir
  10. a imagen nao é verdadeira.Dom Pedro|estava em um jumento trajado com roupas simples.A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, NÃO SE DEU POR CONTA DO SIMPLES ATO DE D.PEDRO I, A PROCLAMAÇÃO SÓ FOI RECONHECIDA DEPOIS DE MUITAS NEGOCIAÇÕES, INCLUSIVE DEPOIS QUE O BRASIL ASSUMIU AS DÍVIDAS DE PORTUGAL E DA INGLATERRA

    Yago Hussein Matarazzo Dos Reis N°30 3°B

    ResponderExcluir
  11. O que prevalece nessa imagem é o Marechal Deodoro da Fonseca erguendo seu quepe cheio de glorias.Na imagem ele é propositalmente colocado como figura central,"o representante maior dos ideais de liberdade".Com isso fez com que apaga-se outros personagens que desempenharam papel relevante na mudança.Ele não estava sozinho,a Proclamação da Republica não um ato de um homem só e sim uma Ação Militar.

    Jéssica Augusto N°:08 3°B

    ResponderExcluir
  12. Não, a proclamação da república foi um ato de vários homens, e entre eles tinha Marechal Deodoro da Fonseca que liderou um grupo de militares do exército ate a Praça da República,
    dando um golpe de estado, derrubando a monarquia e o imperador Dom Pedro II.

    Thiago Luiz, numero 30, 3ºA.

    ResponderExcluir
  13. Essa imagem de Marechal Manoel Deodoro da Fonseca não está correta, pois ele não estava montado em um cavalo e sim em um jumento e com roupas simples.E a proclamação da republica só foi ser reconhecida depois de negociações.A Republica não foi um ato de uma homem só foi,ela se focou em atos militares.

    Tamires Prado n°24 3°C

    ResponderExcluir
  14. a imagem não retrata corretamente a proclamação da republica pois esta aconteceu na calada da noite,sem participação popular e sem conflitos,portanto,a imagem somente tem a intenção do ato parecer heróico.Além do mais,a proclamação contou com a participação dos evolucionistas,militares e fazendeiros republicanos que convidaram o Marechal Deodoro para desferir o golpe final contra a monarquia,ou seja,não foi um ato de um homem só.

    Patricia Ribeiro Nº27 3A

    ResponderExcluir
  15. A Imagem retrata a figura heróica idealizada de Marechal Deodoro da Fonseca, que liderou o golpe militar, mas ela não é verdade, pois a proclamação da república se deu por meio de negociações, que recebeu ajuda de militares, fazendeiros, republicanos, entre outros, ou seja, a proclamação não foi um ato de só um homem.

    Daiane de Brito F. Vaz Nº06 3ºA

    ResponderExcluir
  16. Trata-se de uma imagem referente á Marechal Deodoro da Fonseca, representado durante o golpe militar na Praça da Aclamação, que promove o governo como república. Na realidade, o golpe sucedeu-se na calada da noite, sem conflitos diretos e sem a participação de civis.
    E não, a república não foi um ato de um homem só, foram vários conflitos políticos e socias que geraram esta, onde os latifundiários não aceitavam o modelo de república e queriam que se mantivesse o sistema de monarquia hereditária.

    José Otávio nº7 3ºC

    ResponderExcluir
  17. A imagem e representada por Marechal Manoel Deodoro da Fonseca, um general que comandou o golpe militar e ajudou a promover o sistema republicano de governo.
    Ele foi ilustrado alegoricamente, montando o cavalo como símbolo heróico da revolução.Ele era um exemplo militar.Deodoro de Fonseca foi um dos únicos a receber destaque,por isso,aparece centralizado a frente do movimento com o gesto de vitória,a republica não foi um ato de homens o mais ele foi o que ficou como sendo o representante do movimento.

    Thiago pedrazzi do nascimento nº26 3ºB

    ResponderExcluir
  18. Essa imagem de Marechal Manoel Deodoro da Fonseca não está correta, pois ele não estava montado em um cavalo e sim em um jumento e com roupas simples.E a proclamação da republica só foi ser reconhecida depois de negociações.A Republica não foi um ato de uma homem só foi,ela se focou em atos militares.

    Raidani n°19 3°C

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. A imagem é verdadeira até o ponto em que o Marechal esta à frente das tropas, pois ele era líder do Exército e foi convidado a dar o golpe final contra a Monarquia, após muitas negociões de políticas econômicas. Deodoro então foi com suas tropas para Quartel-General do Exército, onde os ministros estavam reunidos e exigiu a renúncia do governo.

    Aislan Nascimento, nº 1, 3ª A.

    ResponderExcluir
  21. A imagem da Proclamaçao da Republica 'nao é correta em nenhum ponto'! Primeiro que onde esta o povo, os militares, que tambem participaram desse episodio? "Entao, a imagem NÃO é verdadeira"! "A PROCLAMAÇAO DA REPUBLICA FOI FEITA A REVELIA DO POVO. UM GOLPE DE ESTADO DESFECHADO PELOS MILITARES PUNHA FIM A 67 ANOS DE MONARQUIA NO BRASIL, FRUTO DE UMA LONGA FERMENTAÇAO POLITICA QUE TEVE O APOIO DOS ARISTOCRATAS E SETORES DAS CAMADAS MEDIAS URBANAS."

    ResponderExcluir
  22. Um detalhe é que aa margem inferior da ilustração, consta:
    'Marechal Deodoro Manoel da Fonseca
    Proclamando á República em 15 de Novembro de 1889
    ás NOVE horas da manhã.'
    Provavelmente introduzindo o horário em que a negociação entre militares republicanos e o governo monarquista foi aceita, adotando o novo regime republicano e a deportação da família real de Dom Pedro II.
    O ato da Proclamação da República em sí, ocorreu na calada da noite, sem participação dos civís, sendo criticada por alguns meios da época por se opor a sua própria ideologia de 'res-pública' - coisa pública ou do povo.

    Inaê Mayra do Camargo nº07 3ºB.

    ResponderExcluir
  23. A Imagem representa a Proclamação da República, ou fim do regime monárquico hereditário, que concentrava o poder nas mãos de apenas um rei ou governante. O cavalheiro á frente é Marechal Deodoro da Fonseca, general responsavél por liderar o golpe militar na Praça da Aclamação e figura adotada como representativa da República Brasileira. A ilustração não é completamente realista. O Golpe Militar ocorreu na calada da noite, sem participação do povo ou confrontos violentos. Tratou-se de um acordo pacivo.
    Sendo assim, a imagem é idealista, ilustrando o general de forma heróica, á frente do batalhão segurando o quepe em sinal de vitória.
    O Ato porém não pode ser atribuído a um homem só (Marechal Deodoro da Fonseca), mas sim á grande parte da classe militar da época e alguns políticos e evolucionistas.

    Pamela Caroline Perez nº17 3ºB.

    ResponderExcluir
  24. A imagem do blog refere-se á Marechal Deodoro da Fonseca, general líder do Golpe Militar responsavél pela Proclamação da República, ato que efetivou a República como regime do governo brasileiro em 1889, derrubando a Monarquia hereditária e o império de Dom Pedro II.
    Este Golpe Militar ocorreu á noite, surpriendendo as milícias da Praça da Aclamação, onde localizava-se Gabinete de Ouro Preto, ocupando o Quartel-General do Exército.
    Porém, foi um ato passivo, sem confrontos, apenas a negociação do deporte de Dom Pedro II e a família real e a adoção do regime republicano.
    A imagem conota status de revolução á Proclamação da República, e um tom épico ao general, que tornou-se representante principal da República e governante provisório do país.
    Apesar de centralizado e em destaque, Deodoro não foi o único responsavél pelo ato da Proclamação, contou com a participação de grandes grupos militares como Exército e Marinha.


    Gustavo Lima nº16 3ºA.

    ResponderExcluir
  25. É uma ilustração de Marechal Deodoro da Fonseca, representado durante o golpe militar na Praça da Aclamação, que promove o governo como república, derrubando ao regime da Monarquia hereditária.
    O golpe foi atribuído á classe militar, e ocorreu na calada da noite, sem conflitos com soldados de Ouro Preto e sem a participação do povo.
    A ilustração mostra-se pisitivista e atribui característica heróica e honrrosa á Proclamação da República.
    O Golpe não contou apenas com a participação de Deodoro Fonseca,mas incluiu o Exército e Marinha brasileira e caracterizou-se como uma ação militar pacífica da qual o general tornou-se símbolo, aparecendo no retrato sozinho e centralizado á frente do batalhão republicano.
    Após a adoção do regime republicano, Deodoro foi presidente provisório de 1889 á 1891 e eleito por voto direto á presidência em 1891, renunciando em 23 de Novembro deste mesmo ano.

    Beatriz Lopes Ferreira Matos nº05 3ºB

    ResponderExcluir
  26. A imagem não está correta, pois Marechal não estava em um cavalo, mas sim em um jumento e trajado com roupas simples.Ele está sozinho porque foi ele quem liderou o movimento social da proclamação da república, porém a mesma não foi um ato de um homem só, mas de várias partes.
    Giovanni de C. Ralise 3°B Jamil Khauan N° 4

    ResponderExcluir
  27. A imagem não está correta, pois Marechal não estava em um cavalo, mas sim em um jumento e trajado com roupas simples.Ele está sozinho porque foi ele quem liderou o movimento social da proclamação da república, porém a mesma não foi um ato de um homem só, mas de várias partes.
    Tatiane Queiroz 3°B Jamil Khauan N° 23

    ResponderExcluir
  28. Verdade, pois na manha do dia 15 de novembro de 1889, Marechal Deodoro da Fonseca e suas tropas marcharam para o Campo de Santana e ali ficava o quartel-general do exercito, onde, se reunia o Gabinete Ouro Preto, assim o marechal exigiu a renuncia do governo dos ministros. Na verdade ele não estava sozinho e sim com suas tropas. Não, foi uma formação dos militares liderados por marechal, evolucionistas liderados pelo jornalista Quintano Bacaiuva eo fazendeiros.

    Natália Lino de Araujo nº25 3ºA

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. É a imagem de Marechal Deodoro da Fonseca, que liderou o golpe militar que foi responsavel pela proclamação da república, mas ela não é verdade, porque a proclamação da república aconteceu por meio de negociações, que tinha a influência de militares, fazendeiros, republicanos, entre outros,por isso a proclamação da república não foi um ato de só um homem, e sim de varios homens.

    Diogo Luis Oliveira de Lima Nº09 3ºA

    ResponderExcluir
  31. A imagem refere-se á Marechal Deodoro da Fonseca, general líder do Golpe Militar responsavél pela Proclamação da República,e a imagem não é verdadeira pois a proclamação da república foi um ato de vários homens ato esse que derrubou a monarquia e o imperador Dom Pedro II.

    Lucas Bazilio Nº21 3ºA

    ResponderExcluir
  32. Emperor Casino | Play Online Casino Games | Shootercasino
    With over 100 slots and casino games, one-of-a-kind entertainment venue, Emperor Casino offers over 제왕카지노 200 thrilling casino games to choose 바카라 사이트 from. Sign septcasino up today!

    ResponderExcluir