segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O Estado Novo (1937-1945) foi marcado pelo seu caráter centralizador, intervencionista e autoritário. As forças opositoras ao regime valiam-se dessas características para denunciar a "ação fascista" do governo. No processo de crise desse Estado, cujo desfecho foi a deposição de Vargas, avalie a importância da participação do Brasil na Guerra em oposição ao nazi-fascismo.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Em 1942, navios brasileiros são afundados, supostamente por submarinos alemães. A sociedade brasileira se mobiliza contra o nazi-fascismo.Esta manifestação da UNE - União Nacional dos Estudantes - exige a entrada do país na guerra.
    O governo declara guerra ao Eixo. Cerca de 25 mil soldados da FEB - Força Expedicionária Brasileira - vão lutar na Itália.
    Com o fim da guerra e a derrota do nazi-fascismo, cresce o movimento pelo fim do Estado Novo. Isolado, Vargas é deposto. São convocadas eleições gerais e uma Assembléia Constituinte.

    Daniela C. Marcella n°02 3°C

    ResponderExcluir
  3. A importância do Brasil foi a criação da FEB e da FAB, patrulhou o atlântico sul e enviou tropas para a Itália, ao lado dos aliados.

    Leide Silva do Carmo, n° 09 3°C

    ResponderExcluir